Felipe Corrêa. “Anarquismo e Sindicalismo Revolucionário: uma resenha crítica do livro de Edilene Toledo, a partir das visões de Michael Schmidt, Lucien van der Walt e Alexandre Samis.”

Este artigo realiza uma resenha crítica de um livro homônimo, que afirma que o sindicalismo revolucionário constitui uma ideologia distinta e concorrente ao anarquismo. Voltando as fundamentos da teoria anarquista, discutindo o conceito de anarquismo e suas principais estratégias, o autor contra-argumenta que o sindicalismo revolucionário, no Brasil e em outras localidades, constitui uma estratégia de massas anarquista e foi determinada pelos anarquistas. Além disso, realiza outras discussões interessantes, que envolvem as estratégias anarquistas globais, no Brasil e as diferenças entre o sindicalismo revolucionário e o anarco-sindicalismo.

* Baixe o artigo completo aqui: Felipe Corrêa. “Anarquismo e Sindicalismo Revolucionário”

Referência bibliográfica: CORRÊA, Felipe. “Anarquismo e Sindicalismo Revolucionário: uma resenha crítica do livro de Edilene Toledo, a partir das visões de Michael Schmidt, Lucien van der Walt e Alexandre Samis.” In: Ideologia e Estratégia: anarquismo, movimentos sociais e poder popular. São Paulo: Faísca, 2011.