Lucien van der Walt. “Fora das Sombras: A Base de Massas, a Composição de Classe e a InfIuência Popular do Anarquismo e do Sindicalismo”

Lucien van der Walt. “Fora das Sombras: A Base de Massas, a Composição de Classe e a InfIuência Popular do Anarquismo e do Sindicalismo”
Este capítulo examina o caráter de classe e o impacto popular da ampla tradição anarquista, com foco no período entre os anos 1870 e 1950, estabelecendo alguns argumentos fundamentais. Ele demonstra que o anarquismo e o sindicalismo tiveram um significativo impacto na classe trabalhadora, sendo esta entendida de maneira ampla e incluindo trabalhadores assalariados sem controle de seu próprio trabalho, suas famílias e desempregados. Um dos maiores indicadores desta influência é o papel que o anarquismo teve no movimento sindical: anarquistas e sindicalistas não somente foram relevantes em sua formação, mas o próprio sindicalismo tornou-se a principal ideologia das mais importantes federações sindicais em um significativo número de países do mundo todo. A noção de que foi somente na Espanha que o anarquismo e o sindicalismo converteram-se em movimentos de massa é comprovadamente falsa, especialmente quando se faz referência aos países do mundo colonial e pós-colonial.
* Baixe o capítulo completo aqui: Lucien van der Walt. “Fora das Sombras: A Base de Massas, a Composição de Classe e a InfIuência Popular do Anarquismo e do Sindicalismo”