Apresentação

Este minicurso tem como objetivo, uma análise histórica e teórica sobre o fenômeno do fascismo. O objeto do minicurso é a formação e ascensão do fascismo italiano e alemão, em seu respectivo contexto histórico e os debates historiográficos pertinentes.

Objetivos

O combate ao fascismo passa por uma compreensão correta deste fenômeno. O minicurso focará principalmente no momento de emergência dos movimentos fascistas e a consolidação dessa ideologia autoritária em seus respectivos países. A análise dos regimes fascistas, principalmente durante a II Guerra Mundial será periférica no presente minicurso. Interessa-nos a consolidação desses movimentos e sua ascensão política diante a aguda crise das primeiras décadas do século XX e em menor grau, a análise da militância anarquista que presenciou e combateu a ascensão do fascismo.

Programação: Os temas da aula são os seguintes: 1) Introdução ao tema, 2) contexto histórico de emergência do fascismo, 3) a formação dos movimentos fascistas, 4) o caso italiano, 5) o caso alemão, 6) as interpretações historiográficas sobre o fascismo, 7) a compreensão do anarquismo sobre o fascismo.

Público: O curso é voltado a trabalhadores, militantes de movimentos populares, professores/as, estudantes e não-especialistas no tema em geral. Fascistas e simpatizantes do fascismo não são bem-vindos/as.

Bibliografia

 

ARENDT, Hannah. Eichman em Jerusalém. São Paulo: Cia das Letras, 1999.

BERNERI, Camillo. “O Delírio Racista” In. Última Barricada, 2019.

BLINKHORN, Martin. Mussolini e a Itália Fascista. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

BOITO JR, Armando. “O lugar do conceito de fascismo na teoria marxista do Estado” In. A Terra é redonda, 2022. Disponível em <https://aterraeredonda.com.br/o-lugar-do-conceito-de-fascismo-na-teoria-marxista-do-estado/>

COLLOTTI, Enzo. A Alemanha Nazi. Lisboa: Editora Arcádia, 1965.

FILHO, DANIEL AARÃO REIS et al (org). O Século XX: o tempo das crises. Revoluções fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

GONÇALVES, Leandro Pereira; NETO, Odilon Caldeira. O Fascismo em Camisas Verdes: do integralismo ao nazismo. Rio de Janeiro: FGV, 2020.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

MALATESTA, Errico. “Porque o fascismo vence” In Marxists.org, 1923. Disponível em <https://www.marxists.org/portugues/malatesta/1923/08/28.htm>

___________________. “Mussolini no poder” In Marxist.org, 1922. Disponível em <https://www.marxists.org/portugues/malatesta/1922/11/25.htm>

MANNM, Michael. Fascistas. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008.

MAZOWER, Mark. O Império de Hitler: a Europa sob o domínio nazista. São Paulo: Cia das Letras, 2013.

MELO, Demian. “Antonio Gramsci, Palmiro Togliati e o consenso sobre o fascismo” In. Revista Outubro, n. 26, julho de 2016.

PARIS, Robert. As origens do fascismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 1993.

PAXTON, Robert. A Anatomia do Fascismo. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

REICH, Wilhelm. Psicologia de Massas do Fascismo. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

RICHARD, Lionel. A República de Weimar. Cia das Letras / Círculo do Livro, 1988.

ROCKER, Rudolf. Nacionalismo y Cultura. Anarchist Library, 1936 Disponível em <https://es.theanarchistlibrary.org/library/rudolf-rocker-nacionalismo-y-cultura.pdf>

RODRIGUES, Julian; FERREIRA, Fernando Sarti. Fascismo ontem e hoje. São Paulo: Fundação Perseu Abramo : Maria Antonia, 2021.

Sobre o professor

Rafael V. da Silva. Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre e Doutor em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É pesquisador integrante do Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA) e membro do conselho editorial da Editora Faísca.

Carga Horária: 3h.

** Daremos certificado de participação **

Data: 11/11 (sexta-feira)

Horário: 19h às 21h30

Local: Espaço Antônia e Angelina Soares

Endereço: Rua Major Diogo, 219 (Primeiro Andar). São Paulo/SP

 

Organização: Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA) e Núcleo de Pesquisa Marques da Costa (NPMC).