Felipe Corrêa
Felipe Corrêa
São Paulo, Brasil
Editor, pós-graduado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, mestrado pela Universidade de São Paulo (Mudança Social e Participação Política) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Ciências Sociais na Educação). Por mais de 10 anos desenvolveu-se como autodidata e, recentemente, tem se dedicado à pesquisa, à docência e à produção editorial. Coordena a coleção Estudos do Anarquismo da Faísca Publicações Libertárias, da qual é editor.
Áreas de interesse: Teoria e história global do anarquismo e do sindicalismo de intenção revolucionária (sindicalismo revolucionário e anarcossindicalismo); Metodologias de estudo do anarquismo; Conceituações e categorias para a definição do anarquismo; Concepções organizativas do anarquismo; Surgimento e difusão do anarquismo; Revoluções e grandes episódios do anarquismo; Vida e obra de Mikhail Bakunin e Errico Malatesta; Dielo Truda e a Plataforma Organizacional; Teorias anarquistas do poder, do Estado e das classes sociais; Teoria social e método de análise; Marx e marxismo em perspectiva comparativa com anarquistas e anarquismo.
Pesquisas em curso: Anarquismo, anarcossindicalismo e sindicalismo revolucionário no mundo contemporâneo (perspectiva global, 1990-2019); História e teoria política de Bakunin; Dualismo organizacional em Bakunin e outros anarquistas; Teoria social com foco na relação da interdependência das esferas e na questão do poder e das classes sociais.
Currículo Lattes: Clique aqui.
Página no Academia.edu: Clique aqui.
Livros:
- Liberdade ou Morte: teoria e prática de Mikhail Bakunin (Faísca/ITHA, 2019);
- Bandeira Negra: rediscutindo o anarquismo (Prismas, 2015);
- Teoria e História do Anarquismo (org., Prismas, 2015);
- Teoria Bakuniniana do Estado (Intermezzo/Imaginário, 2014);
- Ideologia e Estratégia: anarquismo, movimentos sociais e poder popular (Faísca, 2011).