Anderson R. P. Corrêa. “Sindicalismo Revolucionário e Anarco-Sindicalismo: um estudo dos Congressos Operários no Rio Grande do Sul (1898-1928)”
Anderson Romário Pereira Corrêa. “Sindicalismo Revolucionário e Anarco-sindicalismo: um estudo dos Congressos Operários no Rio Grande do Sul (1898-1928)”
Neste artigo, publicado originalmente no periódico Estudios Históricos num. 17, o historiador Anderson R. P. Corrêa investiga a linha política adotada pelos trabalhadores nos congressos operários no Rio Grande do Sul entre 1898 e 1928. Após a definição dos conceitos de Sindicalismo Revolucionário e de Anarco-Sindicalismo, o autor procede a análise das decisões dos congressos operários acerca das linhas em questão. Essa análise permite observar uma fase reformista no início do movimento operário. Um período de influência do Sindicalismo Revolucionário que vai de 1912 a 1920. A partir de 1920 houve um aumento da influência do Anarco-Sindicalismo nos Congressos. Neste último momento, que é caracterizado pela fragmentação e pulverização do movimento operário, é o mesmo da influencia significativa do Anarco-Sindicalismo.
* Baixe o artigo completo aqui: Anderson R. P. Corrêa – Sindicalismo Revolucionário e Anarco-sindicalismo